A dor nas costas é um problema bastante recorrente para os brasileiros de todas as idades, e pode ter diferentes causas. Contudo é importante entender as causas e tratamentos mais adequados, para que o problema, que pode ser muito incômodo, seja resolvido de uma vez por todas.

Veja a seguir mais informações a respeito da dor nas costas, além de mais detalhes dos tratamentos, para ajudar você, que está enfrentando essa condição.

O que causa dor nas costas?

A dor nas costas é um dos sintomas mais comuns para a população em geral. Afinal, aproximadamente 80% das pessoas devem  sentir dores nas costas em algum momento de suas vidas.

Esse tipo de problema, geralmente, está associado ao estilo de vida do paciente que é sedentário e pratica pouco exercícios físicos em seu dia a dia. Além disso, uma má postura ou idade avançada podem ser causas do problema também.

A boa notícia é que, cerca de 50% dos episódios de dor nas costas desaparecem dentro de 2 semanas e 80% em até 6 semanas.

No entanto, até 30% das pessoas podem sentir dor nas costas recorrente e sintomas de dor persistente.

Quais os principais sintomas da dor nas costas?

A dor persistente é o sintoma mais comum para quem sofre com dor nas costas, geralmente causada pelas condições cantadas acima.

Contudo, alguns sinais e sintomas associados podem indicar uma condição mais grave, como por exemplo os seguintes:

  • Dor que irradia para os membros inferiores ou superiores;
  • Fraqueza pelo corpo;
  • Sensação de formigamento, ou que os músculos estão amortecidos;
  • Incontinência urinária ou intestinal;
  • Dor durante a noite;
  • Sensação de febre;
  • Perda de peso acentuada, entre outros.

Se você tiver qualquer um desses sintomas, ou mesmo sentir uma dor, ou desconforto de forma persistente e resistente a analgésicos, é de extrema importância consultar um médico.

O ideal é encontrar um especialista em coluna, para que seja descoberta a raiz de seu problema. Assim, é possível evitar o agravamento que pode ocorrer depois de um certo tempo.

Nessa consulta, o tratamento para coluna deve ser estabelecido pelo seu médico, para que os sintomas sejam eliminados o mais rápido possível.

Quais os tratamentos?

Dor ou desconforto na coluna é sempre um “aviso”. Seu corpo avisa que uma determinada situação ou condição está errada.

Então, a primeira recomendação é se manter ativo, mas com limites, dependendo da dor. Portanto, evite estresse na coluna e não pratique esportes durante as crises de dor.

O tratamento inicial deve ser orientado pelo seu médico e inclui analgésicos e anti-inflamatórios, analgésicos neuropáticos e, às vezes, corticoides e opioides.

Tudo vai depender da causa da dor, seu grau e duração. É por isso que um exame médico é necessário.

Fisioterapia para dor nas costas

O tratamento com fisioterapia é um grande apoio durante o tratamento dos sintomas. No início, enquanto o paciente está passando por fases de dor aguda, o tratamento pode ser muito útil, quando aplicada a fisioterapia analgésica.

Já em uma segunda fase do tratamento, depois que a dor e o incômodo forem controladas, a fisioterapia se torna um pilar de grande importância para que a coluna vertebral do paciente tenha reabilitação.

Essa reabilitação é feita através do fortalecimento dos músculos de suporte dessa região, além da estabilização da postura do paciente.

Hérnia de disco pode causar dor nas costas?

Um dos sintomas mais visíveis da hérnia de disco, são as dores nas costas. Essas dores persistem e chegam geralmente em fases, que podem ser mais ou menos agudas.

Essa dor pode ser sentida no local, ou seja, na coluna vertebral, ou mesmo irradiar pelo trajeto dos nervos, irradiando para um membro (braço ou perna por exemplo)

O termo “Hérnia” significa que uma parte do disco  está fora de seu lugar habitual. s discos, são uma espécie de amortecedor anatômico, localizado entre os ossos da coluna, ou vértebras.

Portanto, o termo hérnia de disco é referente a um deslocamento desses amortecedores que podem  comprimir os nervos, causando dores e outros sintomas associados. Alguns exemplos são o formigamento, dormência ou fraqueza.

Quando é necessário buscar assistência do ortopedista?

Como já vimos, as dores nas costas podem ocorrer por conta do sedentarismo, má postura ou mesmo por idade avançada.

Contudo, é importante estar atento. Afinal, ela pode indicar problemas mais graves, como a hérnia de disco, por exemplo. Sendo assim, investigar as causas e buscar ajuda é um passo muito importante.

Então, quando as dores persistirem por mais de uma semana, ou mesmo ficar, em um grupo maior, onde o incômodo fique insuportável, é hora de encontrar um especialista.

Afinal, a demora em buscar ajuda pode agravar o problema que, quando tratados adequadamente no início, pode desaparecer rapidamente. Por isso é tão importante buscar a ajuda médica necessária nesses casos.

Sendo assim, acesse as redes sociais da Woori Clinic, conheça nossos especialistas e marque uma avaliação, para nunca mais sofrer com dor nas costas.

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Suporte Woori Clinic
Olá!
Seja bem-vindo(a) à Woori Clinic.

Para nos enviar uma mensagem, basta clicar no botão abaixo.